Páginas


segunda-feira, 15 de março de 2010

TANTO PARA FALAR QUANTO PARA OUVIR


Por oito votos a dois, a Comissão Eleitoral, composta por representantes das patrocinadoras, impugnou os dois principais nomes da chapa FUTUROFUSESC, que mais uma vez pretendia conduzir a nossa Fundação.

Por melhores que sejam as intenções iniciais de quem se disponha a administrar alguma coisa, mandatos precisam ter, como tudo mais, um limite. Com o tempo, perde-se a separação que deve haver entre o administrador e a coisa administrada, e erros começam a acontecer, e a repetir-se. Não à-toa, não por nada, as democracias não contemplam a hipótese do comando vitalício. Há 14 anos a FUSESC vem sendo conduzida pelo mesmo grupo de pessoas, que apenas se alternam nos diferentes cargos e, pior, sob o comando permanente de uma mesma pessoa. Não é bom, para ninguém. Não é razoável supor-se que dentre 8.345 participantes apenas um esteja habilitado a conduzir permanentemente a Fundação.

“Renovar” é mudar de verdade, é fazer surgir novas idéias e práticas de gestão, sem prejuízo à continuidade dos processos administrativos. Renovar é mudar posturas e pessoas - não é mudar de cadeiras, simplesmente.

A chapa FUSESC: RENOVANDO COM VOCÊ não propõe mais um Messias, portador da Verdade Revelada. Ela reúne, com um pouco mais de humildade, um grupo de profissionais – como você, como qualquer outro Participante –, que, pela sua experiência, inclusive no Conselho da FUSESC, acreditam-se aptas a trazer um tempo novo para a nossa Fundação. Sobretudo, uma nova relação entre o Participante e a FUSESC, sabendo de antemão que temos tanto para falar quanto para ouvir. Em suma, a essência da nossa proposta é um convite à co-gestão, aberta, visível, compartilhada.

Nenhum comentário: